O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) anunciou nesta sexta-feira (25) o lançamento do segundo edital do programa CBA OPEN, destinado a atrair startups que desenvolvam soluções sustentáveis relacionadas à biodiversidade amazônica. O programa ocorrerá no Espaço CBA de Inovação (ECBAI), localizado na Zona Sul de Manaus, e está aberto a empresas com até 10 anos de CNPJ.
As inscrições para o programa são em fluxo contínuo e podem ser realizadas através do site do CBA. De acordo com Caio Perecin, diretor de operações do centro, o objetivo do CBA OPEN é transformar ciência em desenvolvimento, promovendo a economia da floresta por meio da conexão entre inovação, biodiversidade e empreendedorismo.
Na primeira edição do programa, sete startups foram selecionadas, e agora, com a conclusão das obras de infraestrutura do espaço, novas iniciativas poderão ser acolhidas. As empresas escolhidas terão acesso a uma variedade de recursos, incluindo espaços físicos, estrutura laboratorial, apoio no desenvolvimento de produtos e conexão com mentores.
Além disso, o edital permite contrapartidas não financeiras, como serviços de pesquisa, e estabelece um prazo mínimo de permanência de 12 meses, com possibilidade de prorrogação. O programa visa impulsionar projetos com potencial de impacto econômico, social e ambiental na região amazônica.