A Polícia Civil do Distrito Federal investiga um caso de maus-tratos e abandono de um cavalo encontrado debilitado na Cidade Estrutural. O animal, que já havia sido resgatado em abril pela Secretaria de Agricultura do DF, foi furtado do curral da pasta um mês depois e vendido de forma ilegal. Neste domingo (13), após uma denúncia, a Polícia Militar resgatou o cavalo, que foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (Hvet/UnB), mas, devido ao seu estado crítico, precisou ser sacrificado.
De acordo com a avaliação preliminar do Hvet, o cavalo apresentava sinais de caquexia, uma grave desnutrição, e não conseguia se levantar, mesmo com auxílio. A equipe veterinária tentou estabilizá-lo, mas, diante da falta de resposta ao tratamento, a eutanásia foi realizada por questões de bem-estar animal.
Durante as investigações, a Polícia Civil identificou um homem de 20 anos que estava com o cavalo, que alegou ter comprado o animal sem saber de sua origem. Ele deverá responder por receptação culposa e omissão na guarda de animais. A Secretaria de Agricultura informou que, com apoio da Polícia Militar, 15 cavalos furtados anteriormente foram recuperados e outros casos seguem em investigação. A população pode denunciar animais soltos ou casos de maus-tratos através do Portal do Cidadão ou diretamente à Polícia Civil.