O Comitê Olímpico do Catar anunciou nesta terça-feira (data) a candidatura de Doha para sediar os Jogos Olímpicos de 2036. O país, que já foi sede da Copa do Mundo de Futebol em 2022, afirma ter 95% da infraestrutura esportiva necessária para receber o evento. A iniciativa visa colocar o Catar como o primeiro país do Oriente Médio a organizar a Olimpíada.
A candidatura foi formalizada pelo xeque Joaan bin Hamad Al Thani, presidente do Comitê Olímpico do Catar. Em coletiva, ele destacou que o país possui um plano nacional abrangente para garantir a total prontidão das instalações. "Estamos comprometidos em construir um legado sustentável que promova inclusão e colaboração internacional", afirmou o dirigente.
O Catar tem se destacado no cenário esportivo global ao longo dos últimos 20 anos, tendo sediado diversos campeonatos mundiais, incluindo a Copa do Mundo de 2022 e os Jogos Asiáticos de 2006. A escolha da cidade-sede para a Olimpíada de 2036 ainda está em fase inicial, com cinco candidaturas na disputa, incluindo Santiago (Chile), Istambul (Turquia), Nusantara (Indonésia) e uma cidade indiana a ser definida.
A decisão sobre a sede dos Jogos Olímpicos de 2036 será a primeira sob a nova presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), liderada pela zimbabuense Kirsty Coventry, que assumiu o cargo em 23 de junho. Não há datas definidas para o processo de seleção até o momento.