O Catar confirmou nesta terça-feira (22) que está em negociações com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para se tornar a sede dos Jogos Olímpicos de 2036. O presidente do Comitê Olímpico do Catar, Joaan bin Hamad Al-Thani, afirmou que o país já possui 95% das infraestruturas esportivas necessárias e um plano nacional para completar as instalações.
O primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, destacou que, se selecionado, o país se tornará o primeiro do Oriente Médio e do norte da África a organizar os Jogos Olímpicos. Desde a implementação do novo sistema de atribuição de sedes em 2021, os candidatos não precisam mais se declarar publicamente, mas mantêm conversas confidenciais com o COI até a validação final.
Além do Catar, outros países como Índia, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia e Hungria também estão na corrida para sediar os Jogos de 2036 e 2040. A nova presidente do COI, Kirsty Coventry, que assumiu o cargo em junho, enfrentará a tarefa de decidir o anfitrião dos Jogos de 2036, que, devido ao rodízio de continentes, tem grandes chances de ocorrer na Ásia.