A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) iniciou uma pesquisa com moradores de Florianópolis para atender novas exigências ambientais e avançar na implementação do sistema de esgoto no Sul da Ilha. O levantamento faz parte dos estudos complementares para o Sistema de Esgoto Sul da Ilha, especificamente na Fase Rio Tavares.
Os residentes de toda a cidade podem participar até o dia 30 de agosto, com foco especial nas comunidades dos bairros Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, Valerim, Sertão da Costeira, José Mendes e Centro, que estão diretamente impactadas pelo projeto. A pesquisa busca coletar informações sobre as condições sociais e econômicas das áreas afetadas, além de serviços de infraestrutura e transporte.
Uma das principais questões abordadas na pesquisa é o retorno do efluente tratado à natureza, que representa um obstáculo para a finalização e operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Tavares. Entre as alternativas propostas estão a Baía Sul, o Rio Tavares, canais de drenagem e reuso do efluente.
Os moradores interessados em participar podem acessar o formulário online através do link disponibilizado ou escanear o QR Code disponível na página da CASAN.