Um casal paulista foi preso na última sexta-feira (11) em Manacapuru, interior do Amazonas, sob a suspeita de tentar comprar um recém-nascido por R$ 500. Luiz Armando dos Santos, de 40 anos, e Wesley Fabiano Lourenço, de 38 anos, foram detidos ao tentarem sair da maternidade com o bebê. A prisão ocorreu após uma denúncia anônima que levou a polícia a investigar a situação.
A investigação revelou que José Uberlane Pinheiro de Magalhães, de 47 anos, proprietário de uma lanchonete na cidade, atuava como intermediário na negociação e também foi preso. A delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, informou que a mãe do bebê, de 31 anos, está sendo investigada por sua possível participação no esquema, que teria como motivação o pagamento de uma dívida com um agiota.
Os advogados dos acusados afirmam que eles negam as acusações e estão colaborando com as autoridades. A defesa de José Uberlane optou por não se manifestar publicamente. A polícia está aprofundando as investigações para identificar todos os envolvidos no caso, que pode estar ligado a um esquema de adoção ilegal na região.