A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta quarta-feira (30) e a Casa República se destaca com uma programação que aborda os desafios do Brasil contemporâneo. O evento, que ocorrerá de 31 de julho a 2 de agosto, trará discussões sobre política pública, arte, espiritualidade, violência e literatura, com foco na diversidade e democracia.
A abertura da Casa República será na quinta-feira (31), às 18h, com o debate "O Estado das Coisas", que contará com a participação da ministra Esther Dweck, da jornalista Clara Becker e do diretor Rodrigo Cândido. O lançamento do livro "República em Notas 2" está agendado para às 19h30, com a presença da especialista Ana Pessanha.
Na sexta-feira (1º), a programação inclui o debate "Mulheres, Milícias e Memórias" e a série "República nas Ruas", que trará entrevistas com autores como Adriana Calcanhotto. O dia ainda contará com discussões sobre o papel das instituições culturais e a trajetória da sufragista Almerinda Gama. O sábado (2) começará com uma conversa sobre reforma tributária e culminará com mesas de Conceição Evaristo e roteiristas de produções televisivas, encerrando a programação às 21h.
Sob a curadoria da jornalista Daniela Pinheiro, a Casa República promete um equilíbrio entre temas densos e abordagens leves, promovendo diálogos que conectam o pensamento público à cultura e à literatura.