O cartão Jaé, sistema de bilhetagem da Prefeitura do Rio de Janeiro, terá sua utilização obrigatória a partir do dia 2 de agosto. Atualmente, 87.966 cartões estão disponíveis nos postos de atendimento, aguardando seus proprietários. A informação foi confirmada pela secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, que enfatizou a importância da data para os usuários dos meios de transporte de gestão municipal.
A partir do início de agosto, as recargas do Bilhete Único Carioca serão realizadas exclusivamente através do cartão Jaé. Maína Celidonio também destacou que os usuários poderão pagar suas passagens utilizando um QR Code gerado pelo aplicativo do sistema, que está disponível para download em dispositivos móveis. O saldo do cartão não possui data de expiração, facilitando o uso contínuo pelos cariocas.
Na última quinta-feira (17), mais de 895 mil passagens foram pagas com o cartão Jaé, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere solicitou que as empresas acelerem o pedido de cartões para seus funcionários, visto que o prazo para a transição se aproxima. Nos últimos 30 dias, o valor das recargas no sistema ultrapassou R$ 37 milhões, representando 20% da meta mensal de arrecadação de R$ 180 milhões estipulada pela Prefeitura.
As gratuidades para idosos, estudantes e pessoas com deficiência já estão em vigor desde o dia 5 de julho. O cartão Jaé será aceito em ônibus municipais, BRT, VLT, vans e outros meios de transporte, enquanto os validadores do Riocard continuarão operando nos transportes estaduais, como trens e metrôs.