Neste sábado (5), a Prefeitura do Rio de Janeiro dá início à operação do cartão Jaé, que oferece gratuidade nos meios de transporte municipais, incluindo ônibus, BRT, VLT e cabritinhos. A medida beneficia maiores de 65 anos, pessoas com deficiência, doentes crônicos, alunos da rede pública e universitários que se enquadram em programas de cotas do Governo Federal.
Os idosos que ainda não possuem o cartão Jaé poderão utilizar os transportes apenas apresentando um documento de identificação com foto. O sistema de bilhetagem Riocard deixará de operar para essas gratuidades, que passam a ser exclusivamente geridas pelo Jaé. A Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) informa que atualmente, o Jaé representa 21% das viagens nos modais da cidade, com 2,6 milhões de cadastros ativos.
O vice-prefeito Eduardo Cavaliere destacou que a escolha da data, que coincide com um fim de semana e um feriado, visa facilitar a transição para o novo sistema. "Queremos que isso aconteça da forma mais suave possível", afirmou. Para os usuários do Bilhete Único Intermunicipal, não haverá mudanças, e os validadores do Riocard continuarão em funcionamento.
Os postos de atendimento do Jaé estarão disponíveis ao longo do mês de julho, operando das 7h às 19h nos dias úteis. Durante o feriado, os superpostos manterão o mesmo horário, enquanto outros postos funcionarão de 9h ao meio-dia, exceto a loja da Taquara, que estará fechada.