Um inovador 'carro aquático' que alcança velocidades de até 80 km/h chamou a atenção de banhistas na praia da Ribeira, em Salvador, no último sábado (19). No entanto, a Capitania dos Portos informou que a embarcação não possui autorização para a comercialização de passeios turísticos ou transporte remunerado de passageiros. O equipamento, classificado como 'jet boat', está legalizado para navegação, mas é destinado exclusivamente a atividades de esporte e recreio.
O proprietário da embarcação, Davi Mattedi, pretendia alugar o veículo por R$ 150 por pessoa para passeios de 15 minutos, com um funcionário da empresa ao volante. Contudo, essa prática não poderá ser realizada até que a situação seja regularizada junto à Capitania. A embarcação, que foi adquirida em Fortaleza e passou por reformas na Bahia, possui motor de moto aquática e estrutura de carro, e já foi alvo de fiscalização, sem irregularidades encontradas na documentação ou condições de navegabilidade.
A Capitania dos Portos ressaltou que, para realizar transporte remunerado ou passeios turísticos, o empresário precisará solicitar a reclassificação da embarcação. Além disso, a embarcação deve cumprir todas as normas da autoridade marítima e está sujeita a ações de fiscalização do tráfego aquaviário na Bahia. O veículo, que viralizou nas redes sociais, tem gerado curiosidade entre os baianos sobre suas características e funcionamento.