A carreta do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está realizando atendimentos no estacionamento do Hospital Universitário, no bairro Universidade, em Macapá, até o dia 25 de julho. As doações acontecem das 8h às 12h, com o objetivo de facilitar o acesso à doação de sangue para a população da Zona Sul da cidade.
Segundo o Hemoap, o mês de julho apresenta uma queda nas doações devido ao aumento das viagens e à alta demanda hospitalar, especialmente em casos de acidentes. O médico Darlan Carvalho destacou que o sangue tipo O negativo é o mais requisitado, por ser considerado universal, e enfatizou a importância de manter os estoques adequados para atender tanto a rede SUS quanto hospitais privados.
Para ser um doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e atender a outros critérios como ter dormido bem na noite anterior e não ter consumido álcool nas últimas 12 horas. Os interessados devem apresentar um documento oficial com foto ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da carreta, as doações podem ser feitas na sede do Hemoap, localizada na avenida Raimundo Álvares da Costa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.