O projeto "Carimbó na Orla – Ritmos e Cores da Cultura Amazônica" desembarca no Maranhão nos dias 11 e 13 de novembro, promovendo apresentações gratuitas nas cidades de São Luís e Alto Alegre do Pindaré. A iniciativa, que já fez sucesso em Belém e Ananindeua, visa celebrar e preservar o carimbó, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e é realizada pela Intera Produções e Eventos, com apoio do Ministério da Cultura e do Instituto Cultural Vale.
Em São Luís, a apresentação ocorrerá na Praça da Fé, a partir das 19h, com show de abertura do grupo Cacuriá Balaio de Rosas e a apresentação principal do grupo Flor da Amazônia. No dia 13, em Alto Alegre do Pindaré, o evento será realizado na Praça do Mercado, também às 19h, com abertura do Boi Mocidade Alegre e apresentação do Flor da Amazônia.
Além das apresentações, o projeto inclui oficinas de danças regionais, que visam transmitir o carimbó para as novas gerações. Ao todo, serão realizadas oito oficinas em diferentes locais, permitindo que jovens aprendam com mestres da tradição, contribuindo para a preservação desse importante patrimônio cultural. Cristiano Aguiar, coordenador geral do projeto, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento das comunidades locais e a salvaguarda do carimbó, assegurando que essa manifestação artística não se perca ao longo do tempo.