Dom Paulo Cezar Costa, cardeal e arcebispo de Brasília, iniciou uma missão de paz na Ucrânia na última segunda-feira (14), a convite da Conferência Episcopal Ucraniana. A visita, que se estenderá até a próxima quinta-feira (24), ocorre em um contexto de conflito armado que já dura três anos no país. O cardeal enfatizou a importância da oração pelo povo ucraniano, ressaltando que "o ser humano foi criado para liberdade e para viver em paz".
A missão inclui a presidência de uma Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Berdychiv, marcada para o dia 20 de julho, durante uma tradicional peregrinação. Dom Paulo está acompanhado pelo Padre Luiz Octávio de Aguiar Faria, chefe do gabinete episcopal da Arquidiocese de Brasília.
A Arquidiocese de Brasília destacou a relevância da visita do cardeal em um momento crítico para a Ucrânia, que enfrenta desafios significativos devido ao prolongado conflito. A presença de líderes religiosos é vista como um gesto de solidariedade e apoio ao povo ucraniano em busca de paz e reconciliação.