A "Caravana Fluvial Rumo à COP30", iniciativa da Embaixada da França no Brasil, partirá de Manaus em direção a Belém no final de outubro. A embarcação, chamada "Barco do Compartilhamento do Saber", contará com a presença de cientistas e especialistas em bioeconomia e mudanças climáticas, que discutirão a importância da preservação ambiental na região amazônica. Entre os participantes estão representantes do CNPq, CAPES e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos.
Além da caravana, o evento também visa destacar a importância dos manguezais na luta contra as mudanças climáticas, já que esses ecossistemas estocam até quatro vezes mais carbono do que as florestas tropicais, mas recebem apenas 1% do financiamento climático global. O Brasil abriga 7,4% da área global de manguezais, e a inclusão desse tema na pauta da COP30 é uma das prioridades da iniciativa.
Em outro destaque, a Petrobras enfrenta atrasos na autorização para a operação da sonda ODNII na Bacia da Foz do Amazonas, o que gerou insatisfação devido ao custo diário de manutenção da embarcação. O Ibama agendou uma reunião com a empresa para discutir a situação, que se arrasta desde julho.
Por fim, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, apoiado pela Abrasel, retornará ao calendário cultural em setembro, celebrando a rica culinária local. O evento promete movimentar o setor gastronômico e atrair turistas para a região.