A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina promoveu, nesta semana, uma capacitação focada em Imunização, reunindo 31 profissionais responsáveis pela vacinação nos municípios da região Sul do estado. O evento, realizado pelas Gerências Regionais de Saúde de Tubarão e Araranguá, abordou temas como vigilância de cobertura vacinal, sistemas de informação e indicadores de imunização.
De acordo com Chaiane Natividade de Souza Gonçalves, chefe da Divisão de Imunização da DIVE, o objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais para o monitoramento e avaliação dos dados do sistema de informação de imunização, além de investigar fatores de risco relacionados à transmissão de doenças imunopreveníveis. Essa iniciativa visa fornecer subsídios para um diagnóstico preciso da situação vacinal e a adoção de intervenções adequadas.
Atualmente, Santa Catarina disponibiliza 20 vacinas em suas salas de vacinação, conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). As vacinas são oferecidas a crianças, adolescentes, adultos e idosos, seguindo o calendário preconizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra diversas doenças infecciosas, proporcionando proteção tanto individual quanto coletiva.