Os candidatos que se inscreveram na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/2 têm até esta sexta-feira, 1º de novembro, para apresentar recursos contra a reprovação das solicitações de atendimento especializado. O exame, que visa avaliar a formação de médicos formados no exterior, será realizado em 19 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os interessados podem verificar os resultados das solicitações acessando o Sistema Revalida. Para aqueles que desejam recorrer, é necessário apresentar documentação que comprove a necessidade de atendimento especializado, como laudos médicos para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes. Caso a documentação seja aceita, os candidatos terão direito a um tempo adicional de 60 minutos durante a prova.
O Revalida, que ocorre duas vezes ao ano, é composto por uma etapa teórica e uma prática, e tem como objetivo garantir que os médicos formados fora do Brasil possuam as competências necessárias para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). O exame abrange cinco áreas principais da medicina e é fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina, assegurando a qualidade do atendimento médico no país.