A Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins confirmou, nesta terça-feira (22), quatro novos casos de sarampo em Campos Lindos, na região nordeste do estado. Todos os pacientes, que não estavam vacinados, tiveram contato com duas pessoas diagnosticadas anteriormente. Os seis casos estão sob cuidados domiciliares.
Os novos pacientes incluem uma estudante de 15 anos, uma trabalhadora doméstica de 24 anos, um estudante de 21 anos e um mecânico de 27 anos. A confirmação dos casos ocorreu após análise das amostras pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado do Tocantins (Lacen-TO). Os sintomas comuns da doença, como febre alta e manchas avermelhadas, foram relatados.
Em resposta ao surto, a SES enviou uma equipe de 10 técnicos de vigilância em saúde ao município, com apoio de profissionais do Ministério da Saúde para orientações sobre isolamento e vacinação. Os dois primeiros casos na cidade foram registrados na segunda-feira (21), envolvendo uma menina de 4 anos e uma mulher de 29 anos, ambos sem vacinação e com histórico de contato com viajantes.
O sarampo é uma doença viral altamente transmissível, e a prevenção é feita por meio da vacinação, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A SES recomenda que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos sejam vacinadas, além de adotar medidas de higiene e distanciamento social para evitar a propagação do vírus.