Uma pesquisa da Quaest, divulgada nesta sexta-feira, 4, aponta que a campanha do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defesa do aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) tem se consolidado nas redes sociais, com o mote 'nós contra eles'. Desde o início da mobilização, em 25 de junho, a hashtag 'InimigosDoPovo' gerou mais de 300 mil menções, refletindo uma virada na narrativa política em relação ao primeiro semestre, quando a aprovação do governo apresentava queda.
O levantamento revela que 61% das menções nas redes são críticas ao Congresso, enquanto apenas 11% se dirigem ao governo em relação à taxação. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é o principal alvo, acumulando 8% das citações. A pesquisa indica uma personalização das críticas, concentrando-se em figuras associadas a decisões impopulares, e destaca que os termos 'Inimigos do Povo' e 'Congresso da Mamata' são os mais utilizados na campanha.
Além disso, a pesquisa mostra que Lula não é o foco central das críticas no embate entre os Poderes, que atualmente está sendo mediado pelo Judiciário. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, convocou uma reunião para o dia 15, com representantes do Executivo e do Legislativo, em busca de uma conciliação sobre a questão. Apesar das tensões, 45% das menções a Lula foram positivas, enquanto 31% foram negativas, um resultado mais favorável em comparação a disputas anteriores. Em termos de volume de postagens, parlamentares da base governista superaram a oposição, com 741 publicações contra 378 da oposição.