A ONG The Street Store DF lançou campanha para arrecadar agasalhos e itens de inverno para moradores de rua até 31 de julho. A iniciativa busca coletar roupas, cobertores, gorros, luvas e meias em bom estado e higienizadas, com maior necessidade de peças masculinas, já que a maioria da população em situação de rua no Distrito Federal é composta por homens. Os itens podem ser entregues em cinco pontos de coleta: Boulevard Shopping, Pátio Brasil Shopping, Terraço Shopping, Desiderata Hair Institute (Lago Sul) e Águas Claras Shopping, com horários específicos em cada local, totalizando mais de 200 toneladas de doações nos últimos 10 anos de atuação da organização no DF.
A The Street Store DF, presente em 120 cidades globalmente, atua como uma ‘loja solidária ao ar livre’, onde pessoas em situação de vulnerabilidade podem escolher gratuitamente roupas e outros itens doados. Segundo a organização, a campanha deste ano visa atender à crescente demanda por ajuda durante o inverno, buscando mitigar os efeitos do frio na população em situação de rua. A meta é superar as mais de 150 mil pessoas beneficiadas nos últimos dez anos, um trabalho que requer a colaboração de voluntários, empresas e da sociedade como um todo para garantir o sucesso da iniciativa e atender às necessidades de um público tão vulnerável.
A campanha destaca a importância da solidariedade e da ação coletiva para enfrentar a realidade da população em situação de rua. As doações, além de atenderem a uma necessidade básica de proteção contra o frio, representam um ato de empatia e dignidade. A iniciativa pretende expandir seus pontos de coleta e parcerias nos próximos anos, buscando uma maior capilaridade da ação, e também promover ações educativas de conscientização sobre a questão da pobreza e da desigualdade social, contribuindo para um impacto social mais abrangente e duradouro na vida dessas pessoas. A expectativa é que a campanha inspire outras ações similares em todo o país, ampliando o alcance da ajuda humanitária.