Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), manifestaram nesta quinta-feira, 26 de outubro, que a imposição de tarifas de 50% sobre importações brasileiras pelos Estados Unidos deve ser tratada através de "diálogo nos campos diplomático e comercial". A declaração foi feita em nota conjunta, onde afirmaram que o Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos da situação.
Os líderes legislativos destacaram a importância da Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Parlamento, que visa proteger a soberania do Brasil e garantir a defesa da economia nacional. "Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa de nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros", afirmaram.
A decisão dos EUA, anunciada pelo presidente Donald Trump na quarta-feira, está relacionada ao tratamento recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta acusações de planejar um golpe de Estado. Em resposta, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que seu governo buscará inicialmente a negociação com os Estados Unidos, mas não hesitará em adotar medidas de reciprocidade caso as conversas não avancem.