A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos superou, na quarta-feira (16), os principais obstáculos processuais para o avanço de legislações sobre criptomoedas, após a intervenção do presidente Donald Trump. A iniciativa visa estabelecer a primeira lei federal voltada para ativos digitais, com foco inicial em um projeto de lei que regulamenta as stablecoins, criptomoedas projetadas para manter um valor estável, geralmente atreladas ao dólar.
As votações ocorreram após mais de nove horas de negociações privadas, onde líderes da Câmara buscaram convencer parlamentares céticos sobre a estrutura do pacote legislativo. O projeto de lei sobre stablecoins já foi aprovado pelo Senado e, se aprovado pela Câmara, será enviado a Trump para sanção.
Além das stablecoins, a Câmara também deve considerar uma legislação que define regras de mercado para produtos de criptomoeda, incluindo a distinção entre commodities e produtos regulados. Um terceiro projeto, apoiado por conservadores, visa proibir o Federal Reserve de emitir uma moeda digital própria, com preocupações sobre o controle governamental sobre as finanças dos cidadãos.
Apesar de um revés anterior na terça-feira, quando deputados conservadores se uniram a democratas para bloquear a votação, Trump se reuniu com os resistentes, facilitando a nova votação. A situação continua a ser complexa, com líderes republicanos dedicando horas para convencer seus colegas a avançar com a legislação.