A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública na próxima terça-feira, 15 de julho, às 10 horas, para discutir a conscientização, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. O evento, que ocorre em celebração ao Julho Amarelo, foi proposto pelo deputado Padre João (PT-MG) e visa abordar a crescente preocupação com as hepatites, que são a segunda principal causa infecciosa de morte no mundo, conforme o Relatório Global sobre Hepatites 2024 da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante a audiência, que será interativa, os participantes poderão enviar perguntas e interagir com os convidados. O deputado Padre João enfatizou a necessidade de ações eficazes para evitar a progressão da doença, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para prevenir complicações graves, como cirrose e câncer hepático.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina contra a hepatite B para toda a população e a vacina contra a hepatite A para crianças a partir de 1 ano e grupos de risco, como usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A campanha Julho Amarelo, instituída pela Lei 13.802/19, busca promover a conscientização sobre as hepatites virais, alinhando-se ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, que visa alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento dessas doenças.