As comissões presididas por parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, cancelaram reuniões deliberativas agendadas para esta terça-feira (22), que incluíam moções de apoio político ao ex-mandatário. A decisão foi tomada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), conforme informado pelo blog do Valdo Cruz, no g1.
Em resposta ao cancelamento, deputados da oposição realizaram um protesto, estendendo uma faixa em apoio ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a coletiva, os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) seguraram a bandeira, gerando reações mistas entre os presentes, com alguns parlamentares criticando a ação.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, Paulo Bilynskyj (PL-SP), foi questionado sobre o possível constrangimento causado pela exposição da bandeira, mas afirmou que não houve incômodo, explicando que a retirada foi solicitada para manter o foco da discussão. Bilynskyj também comentou sobre a relação entre as ações de Trump e a diplomacia do presidente Lula, destacando que a resposta internacional reflete o trabalho do atual governo.