A Câmara dos Deputados se prepara para uma semana decisiva de votações, com foco em projetos que podem impactar a política fiscal e ambiental do país. Entre os principais itens da pauta, está a proposta que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental, que pode afetar acordos com a União Europeia. A votação está prevista para ocorrer antes do recesso parlamentar, que inicia em 18 de julho.
Além disso, a comissão especial que analisa a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$5 mil mensais deve votar o parecer do deputado Arthur Lira (PP-AL). O texto, que propõe aumento na renda limite para desconto parcial no imposto, foi adiado devido a um pedido de vista coletivo e deve ser apreciado na próxima quarta-feira (16).
Outra proposta em destaque é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que busca fortalecer a coordenação da segurança entre União e estados. Apesar de modificações que retiraram a exclusividade da União na legislação sobre segurança, a proposta deve ser aprovada na comissão e segue para o plenário, onde necessita do apoio de 308 deputados para avançar ao Senado.
Por fim, a Câmara também discutirá um projeto que revisa as regras para concessão de incentivos fiscais a empresas, com urgência aprovada na semana passada. Essas pautas refletem a estratégia do governo Lula para recuperar a popularidade e atender a promessas de campanha, em um cenário onde a segurança pública se torna cada vez mais relevante nas pesquisas eleitorais para 2026.