A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), uma moção de louvor ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão ocorre em meio a tensões comerciais, com o governo dos EUA anunciando aumento de tarifas sobre produtos brasileiros.
A moção foi proposta pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que já havia indicado Trump para receber a Medalha do Mérito Legislativo em 2024. Em seu requerimento, o deputado argumenta que Trump deve ser reconhecido como um dos melhores presidentes do mundo, destacando sua trajetória como empreendedor e suas ações políticas.
Sóstenes elencou diversas medidas adotadas por Trump, como a redução da inflação, esforços para negociar a paz entre Rússia e Ucrânia e a criação do Departamento de Eficiência Governamental. A moção segue uma tendência recente, já que na semana anterior a Comissão de Segurança Pública também havia aprovado uma homenagem ao presidente dos EUA e ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, em virtude de suas ações em relação ao Irã.
A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Legislativo a Trump, indicada por Sóstenes no ano passado, ocorreu em Brasília, mas o presidente não compareceu ao evento, que homenageou outros 34 laureados.