Os vereadores de Goiânia aprovaram na última sexta-feira, 11, a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo, com a presidência do vereador Denício Trindade (UB). O novo bloco político tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor cooperativo na cidade, incluindo a elaboração de legislações específicas para a área.
A frente será composta por outros quatro vereadores: Anselmo Pereira (MDB), Henrique Alves (MDB), Kátia Maria (PT) e Lucas Kitão (UB). Segundo Trindade, a iniciativa visa representar as cooperativas, especialmente aquelas com menor poder econômico, que frequentemente não têm voz no Legislativo goianiense. Ele destacou a importância de garantir maior proteção e desenvolvimento para essas organizações e seus associados.
A criação da frente parlamentar é resultado de diálogos promovidos pelo Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (Sistema OCB/GO) com legisladores e a prefeitura de Goiânia, após o processo eleitoral. O presidente do Sistema OCB/GO, Luis Alberto Pereira, já havia mencionado a busca por emendas parlamentares para apoiar cooperativas, como o Instituto Uniodonto, e a necessidade de fortalecer a relação com a Câmara para viabilizar recursos que complementem as ações junto às cooperativas.