Na última quarta-feira (9/7), o Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou o projeto de decreto legislativo (PDL 71/2024) que institui a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. O grupo será liderado pelo vereador Denício Trindade, do União Brasil, e contará com a participação dos vereadores Henrique Alves (MDB), Kátia (PT), Lucas Kitão (União Brasil) e Anselmo Pereira (MDB). O decreto agora aguarda a promulgação do presidente da Casa, Romário Policarpo.
O objetivo da nova frente é promover o cooperativismo, que visa agregar pessoas, transformar a realidade socioeconômica dos cooperados, atender interesses coletivos e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Denício Trindade destacou que esse modelo de negócios é especialmente benéfico para pequenos produtores, microempreendedores e trabalhadores autônomos, incluindo catadores de materiais recicláveis.
Trindade também ressaltou a falta de representatividade das cooperativas, especialmente as de menor porte, nos âmbitos governamentais e legislativos. "As cooperativas mais frágeis são as que mais necessitam de proteção e apoio. Acreditamos que a atuação parlamentar pode ser fundamental para promover o desenvolvimento dessas organizações e de seus associados", afirmou o vereador.