O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, o projeto de lei (PL 92/2025) que estabelece restrições ao horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas. A votação ocorreu na quinta-feira, 10 de julho, e a nova norma determina que esses estabelecimentos devem encerrar as atividades até às 23h59 e podem reabrir somente a partir das 5h. Após a meia-noite, o atendimento ao público será permitido apenas por meio de delivery.
A proposta, de autoria do vereador Sargento Novandir (MDB), tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e melhorar a convivência urbana em Goiânia. Dados das forças de segurança indicam que 44% dos homicídios na capital ocorrem nas proximidades de distribuidoras de bebidas, o que reforça a necessidade da medida.
Sargento Novandir destacou que a iniciativa atende a uma demanda social por maior sossego e segurança, especialmente em áreas residenciais afetadas pelo funcionamento noturno desses estabelecimentos. O vereador acredita que a nova limitação não prejudicará os comerciantes, pois os consumidores se adaptarão ao novo horário. O projeto agora aguarda a sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).