A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), uma moção de louvor ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em reconhecimento aos seus primeiros 100 dias de governo. A proposta foi apresentada pelo deputado Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), que destacou diversas ações do republicano, como a redução da inflação e a busca pela paz entre Rússia e Ucrânia.
Cavalcanti elencou ainda iniciativas de Trump, como cortes de impostos e a criação do Departamento de Eficiência Governamental, que visa diminuir a burocracia federal. O deputado afirmou que Trump deve ser lembrado como um dos melhores presidentes do mundo e um exemplo na defesa da democracia moderna.
A moção foi aprovada em um contexto de apoio de Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta acusações no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas a uma suposta tentativa de golpe. Recentemente, Trump declarou que o Brasil estava tratando Bolsonaro de forma injusta, defendendo sua liderança e compromisso com o país.