A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (10) o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Orgulho Autista, a ser celebrado em 18 de junho. A data será adicionada à Lei 13.652/18, que já estabelece o Dia Nacional de Conscientização do Autismo em 2 de abril. A proposta é uma versão da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para o Projeto de Lei 3391/20, de autoria do senador Romário (PL-RJ). Após as alterações feitas pela Câmara, o projeto será enviado novamente ao Senado para nova análise.
Romário destacou a importância da nova data para celebrar e conscientizar a população sobre a história e as conquistas das pessoas autistas no Brasil. "Entendo pertinente ter um dia para celebrarmos e apresentarmos a história do autismo no Brasil, suas lutas e conquistas", afirmou o senador em sua justificativa.
Além disso, o Plenário da Câmara também aprovou a urgência para o Projeto de Lei 1933/21, do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que visa criar um Cadastro Nacional de Pessoas com Doença de Alzheimer ou outras enfermidades demenciais. Essa medida busca melhorar o acompanhamento e a assistência a essas condições de saúde.