Uma onda de calor extremo está prevista para afetar mais de 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos, abrangendo regiões desde Dakota do Sul até a Flórida e a Costa Leste até Boston, conforme informações do ABC News. As temperaturas elevadas e a sensação térmica podem ultrapassar os 49°C em algumas áreas, especialmente no Sudeste do país, onde os índices de calor extremo são esperados entre 40,5°C e 46,5°C.
Os serviços meteorológicos alertam que, nesta segunda-feira (28), as temperaturas já estavam elevadas, com partes do Mississippi e da Louisiana enfrentando sensação térmica de até 49°C. As previsões indicam que o calor intenso continuará na terça-feira (29) no Centro-Oeste, onde as temperaturas variaram entre 36°C e 43°C durante o fim de semana, afetando cidades como Lincoln, Nebraska, e Minneapolis.
Além do calor, a fumaça de incêndios florestais no Canadá está causando neblina em áreas como Nova York, Nova Jersey e Connecticut, resultando em alertas de qualidade do ar. O calor extremo não deve apresentar alívio nem durante a noite, com Tampa, na Flórida, registrando 38°C, um recorde histórico em 130 anos. O verão nos Estados Unidos, que começou em junho, deve continuar a trazer altas temperaturas até setembro, com agosto previsto como um mês particularmente quente para o país.