Uma onda de calor extremo está prevista para afetar mais de 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos, abrangendo regiões desde Dakota do Sul até a Flórida e a Costa Leste, incluindo Boston. O alerta foi emitido pelos serviços meteorológicos e se intensifica nesta semana, com temperaturas que podem ultrapassar os 49°C em algumas áreas.
Na segunda-feira (28), as temperaturas no Sudeste, que inclui as Carolinas e a Flórida, devem apresentar índices de calor extremo, com sensação térmica variando entre 40,5°C e 46,5°C. Regiões do Mississippi e Louisiana estão em alerta para sensações térmicas que podem atingir até 49°C.
Além disso, grandes cidades como Nova Orleans, Memphis, St. Louis, Omaha, Des Moines, Savannah, Raleigh, Charleston e Sioux Falls também estão sob aviso de calor extremo, com temperaturas previstas entre 43°C e 46°C. A costa nordeste, incluindo Filadélfia e Nova York, enfrenta dias consecutivos de calor perigoso.
A situação é agravada pela fumaça de incêndios florestais no Canadá, que está gerando condições de neblina e alertas de qualidade do ar em Nova York, Nova Jersey e Connecticut. O calor intenso não deve ceder durante a noite, e Tampa, na Flórida, registrou um recorde histórico de 38°C no último domingo, o mais alto em 130 anos de registros.