A California Independent System Operator (Caiso) anunciou planos para se tornar a primeira operadora de rede elétrica na América do Norte a implementar inteligência artificial na gestão de cortes de energia. A informação foi divulgada pelo consultor sênior em tecnologias de sistemas de energia da Caiso, Gopakumar Gopinathan, em entrevista ao MIT Technology Review. A iniciativa visa modernizar as operações da rede elétrica do estado da Califórnia.
O programa piloto será formalmente anunciado na DTECH Midwest, a Cúpula da Indústria de Serviços Públicos, que ocorrerá em Minneapolis no dia 15 de julho. A Caiso utilizará um novo software de IA, denominado Genie, desenvolvido pela empresa Oati, que promete realizar análises em tempo real e auxiliar os operadores na tomada de decisões autônomas sobre funções essenciais da rede.
De acordo com Abhimanyu Thakur, vice-presidente de plataformas da Oati, a implementação do Genie pode reduzir significativamente o tempo necessário para gerenciar interrupções, que atualmente pode levar mais de um minuto por evento. A expectativa é que, se a Caiso confirmar a eficácia do software em fornecer análises confiáveis, mais funções da rede possam ser automatizadas no futuro.
Um relatório do Departamento de Energia de 2024 destacou o potencial da inteligência artificial para acelerar estudos sobre a capacidade e transmissão da rede elétrica, além de melhorar previsões climáticas e otimizar o planejamento de redes de carregamento de veículos elétricos. Outras operadoras, como a PJM Interconnection e a Ercot, também estão considerando a adoção de tecnologias semelhantes para aprimorar suas operações.