O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), viaja a Brasília na manhã desta quarta-feira, 30, para participar de uma reunião emergencial com o Fórum de Governadores. O encontro foi solicitado por Caiado ao presidente do Fórum, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, e tem como pauta as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, que começam a vigorar nesta semana.
Atualmente em Goiás para os eventos de transferência da capital, Caiado deixará a cidade pela manhã para chegar à reunião, agendada para as 9h. O governador tem expressado preocupação com as tarifas, que considera uma retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, e critica a postura do presidente Lula, a quem acusa de omissão na questão.
No último dia 22, Caiado se reuniu com empresários no Palácio das Esmeraldas, onde anunciou a criação de linhas de crédito para mitigar os impactos das tarifas. Empresários de setores afetados terão acesso a três fundos de crédito, como parte da estratégia do governo estadual para minimizar os prejuízos.
Caiado reafirmou seu compromisso com o diálogo e a busca por soluções, destacando que Goiás sempre foi parceiro dos Estados Unidos em questões ideológicas e econômicas. "Vamos continuar buscando o diálogo, já que não há razão para nossos setores serem comprometidos", afirmou o governador durante a reunião com empresários.