O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) declarou, em nota técnica, que não há impedimentos para que a Meta efetue pagamentos através do WhatsApp. A informação surge em resposta às investigações do Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre práticas comerciais desleais levantadas pelos Estados Unidos.
O Cade foi incumbido de fornecer subsídios sobre o setor de comércio digital e serviços de pagamento eletrônico, que inclui a análise do sistema de pagamentos Pix, desenvolvido pelo Banco Central. O WhatsApp Pay, que foi suspenso temporariamente em junho de 2020 para avaliar os impactos concorrenciais da parceria entre a Cielo e a Meta, teve sua suspensão revogada e o processo arquivado.
Além disso, especialistas afirmam que as alegações dos EUA sobre o Pix serem desleais em relação a negócios americanos carecem de fundamento. O serviço de pagamentos pelo WhatsApp, que opera por meio do Meta Pay, permite que usuários enviem e recebam dinheiro, desde que configurem o serviço e atendam à idade mínima de 18 anos. As instituições financeiras podem aplicar taxas sobre essas transações, que são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil.