A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, anunciou nesta sexta-feira (4) que os negociadores financeiros do Brics chegaram a um consenso para o lançamento de uma linha de garantia financeira voltada ao desenvolvimento sustentável. A declaração foi feita após uma reunião preparatória para o encontro de ministros, que ocorrerá no sábado (5) no Rio de Janeiro.
O novo mecanismo visa incentivar investimentos em transição climática, incluindo infraestrutura resiliente e soluções baseadas na natureza. Rosito destacou que o objetivo é ampliar o financiamento por meio de garantias que reduzam o custo de capital e mitiguem riscos associados a projetos inovadores na área. O Banco Mundial poderá ser uma das instituições a oferecer essas garantias.
Além disso, a secretária abordou a necessidade de reformas nas instituições financeiras multilaterais, enfatizando a importância de uma voz unificada do Sul Global nesses debates. O Brics também planeja assinar um memorando de cooperação aduaneira e discutir mecanismos de precificação de mercado de carbono até o final do ano. Um documento sobre o consenso financeiro será divulgado ao término da reunião ministerial neste sábado, na véspera da cúpula do bloco.