O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou neste sábado, 5, a evolução da parceria entre os países do BRICS durante a abertura da reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais, realizada no Rio de Janeiro. Galípolo enfatizou a importância da diversidade e do compromisso contínuo em aprofundar a cooperação em áreas estratégicas para a estabilidade econômica dos membros.
Na ocasião, o presidente do BC saudou a participação da Indonésia, que se juntou ao fórum pela primeira vez, ressaltando a relevância crescente do BRICS e a expectativa de que suas contribuições enriqueçam as discussões. A reunião abordou temas cruciais, como o acordo de reserva de contingência, sistemas de pagamentos, segurança cibernética e finanças sustentáveis.
“Esses assuntos são fundamentais para garantir que nossos sistemas financeiros sejam robustos, inclusivos e preparados para os desafios futuros”, avaliou Galípolo, reforçando a necessidade de uma abordagem pragmática diante das novas oportunidades e desafios enfrentados pelos países-membros.