Duas cidades do Piauí, Brejo do Piauí e Ilha Grande, estão entre as 20 mais rápidas do Brasil para a abertura de empresas, com um tempo médio de apenas 6 minutos, equivalente a 0,1 hora. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) durante um evento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em São Paulo.
O estado do Piauí se destaca como o mais ágil do país para a formalização de negócios, com um tempo médio de 5 horas e 37 minutos entre o pedido de registro e a resposta sobre a viabilidade do empreendimento. Outras cidades que também se destacam na pesquisa incluem São João da Varjota, Fartura do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Currais e Jurema, todas com menos de 10 mil habitantes.
Atualmente, o Piauí conta com mais de 315 mil empresas ativas, sendo a maioria no setor de comércio e serviços. A capital, Teresina, concentra cerca de 45,6% desse total, com 144.129 registros. A Junta Comercial do Piauí (Jucepi) informa que mais de 85% das empresas são de microempreendedores individuais (MEIs) ou microempresas (MEs), com destaque também para os setores de transporte e alimentação.
O processo de abertura de empresas no estado é totalmente digital, podendo ser realizado pelo site ou aplicativo do Gov.br. Para se formalizar como MEI, o interessado deve se cadastrar no Portal do Empreendedor e seguir algumas etapas, incluindo a escolha da atividade econômica e a geração do CNPJ, com a formalização sendo gratuita.