Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest revelou que 59% dos brasileiros não acreditam que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguirá reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). O levantamento, divulgado nesta segunda-feira, 28, foi realizado entre os dias 10 e 13 de julho e entrevistou 2.004 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais e índice de confiança de 95%. A inelegibilidade de Bolsonaro, que o impede de concorrer a cargos eletivos até 2030, é resultado de condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.
Trump, que criticou os processos judiciais contra Bolsonaro, anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o que gerou diferentes reações entre os eleitores. Entre os que votaram em Lula, 69% acreditam que a ação de Trump não terá efeito, enquanto entre os bolsonaristas, 46% confiam que a medida poderá ajudar o ex-presidente. A pesquisa também mostrou que 59% dos que votaram em branco ou nulo não acreditam na eficácia do tarifaço.
As condenações de Bolsonaro incluem duas penas de inelegibilidade e um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O ex-presidente é acusado de ser o principal articulador de ações que visavam a ruptura do Estado Democrático de Direito. A situação jurídica de Bolsonaro permanece indefinida, enquanto ele aguarda a abertura do prazo para apresentar suas alegações finais no STF.