Um brasileiro foi detido no dia 13 de julho ao tentar entrar na ilha de Bali, Indonésia, com mais de três quilos de cocaína. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (24) pela agência antinarcóticos do país, que destacou que o acusado poderia enfrentar a pena de morte, uma das mais severas do mundo para crimes relacionados a drogas.
De acordo com I Made Sinar Subawa, porta-voz da agência, o brasileiro transportava dois sacos de cocaína em sua mochila e mala, com instruções para entregar a droga a um homem residente em Bali. A prisão ocorreu no aeroporto da ilha, um ponto crítico no combate ao tráfico de drogas.
No mesmo dia, uma sul-africana também foi presa ao desembarcar de Singapura, carregando quase um quilo de metanfetamina escondido em suas roupas. Durante o interrogatório, ela confessou que recebeu ordens para transportar a droga de Joanesburgo para Bali.
A Indonésia é conhecida por suas rígidas leis antidrogas, que incluem a pena de morte para traficantes. Embora atualmente haja dezenas de condenados à morte, as últimas execuções no país ocorreram em 2016. O caso do brasileiro reitera os riscos enfrentados por estrangeiros envolvidos em atividades ilícitas no país.