Na terça-feira (29), uma brasileira residente em Oahu, Havaí, compartilhou sua experiência de evacuação após um alerta de tsunami emitido em decorrência de um terremoto na Península de Kamtchatka, Rússia. Ana Zuos, natural de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul, utilizou a plataforma TikTok para documentar a situação, que incluiu congestionamentos e prateleiras vazias em mercados locais.
O alerta inicial previa que o tsunami atingiria a costa do Havaí às 1h de quarta-feira (30), mas foi antecipado para 19h de terça. Ao todo, sete avisos foram emitidos pelas autoridades até que a situação fosse considerada segura. Ana relatou que, após horas de espera em uma montanha, conseguiu retornar para casa, onde todos estavam bem.
O terremoto, registrado com magnitude 8,8, ocorreu na manhã de quarta-feira (30) no horário local, afetando também o Japão e o Havaí. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro foi a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de 19,3 km, o que aumentou o risco de tsunamis. O governo russo confirmou a ocorrência de ondas de até 4 metros na costa de Kamtchatka, enquanto o Havaí também enfrentou a chegada de ondas perigosas, levando à evacuação de áreas costeiras e ao cancelamento de voos em Maui.