O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a regulamentação da Lei da Reciprocidade será publicada até esta terça-feira, 15. A nova legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, permite ao Brasil adotar medidas tarifárias e não tarifárias contra países que impuserem barreiras às suas exportações. A medida é considerada pelo governo brasileiro como uma resposta à tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump sobre produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.
Durante uma entrevista após a inauguração de um viaduto em Francisco Morato (SP), Alckmin destacou a importância da nova lei, afirmando que "o que tarifa lá tarifa aqui". Ele também mencionou a intenção de levar a questão da taxação à Organização Mundial do Comércio (OMC), argumentando que a tarifa prejudica tanto o Brasil quanto os consumidores americanos.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também se pronunciou sobre o assunto, informando que a Casa Civil participará de um grupo de trabalho coordenado por Alckmin, que incluirá representantes do Ministério do Desenvolvimento e da Fazenda. Costa afirmou que o grupo se reunirá ao longo da semana para preparar as medidas necessárias antes da data prevista para a entrada em vigor da tarifa, em 1.º de agosto, e classificou a imposição da tarifa como "um absurdo".