O Brasil apresentou uma redução significativa nos índices de roubos em 2024, conforme aponta o Anuário de Segurança do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta-feira (24). Os dados revelam que os roubos atingiram o menor nível desde o início da série histórica, enquanto os estelionatos, especialmente os realizados por meios eletrônicos, registraram um aumento alarmante de 408% nos últimos seis anos.
O estudo, que analisa os registros criminais das secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal, mostra que, com exceção dos estelionatos, todos os outros tipos de crimes patrimoniais apresentaram queda. No total, foram contabilizados quatro golpes por minuto no Brasil em 2024, com um aumento de 133% nos golpes online desde o início da pandemia de Covid-19.
Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP, destaca que a mudança na dinâmica dos crimes patrimoniais reflete uma transição do ambiente físico para o virtual. Ele enfatiza que essa transformação exige uma reavaliação do sistema de segurança pública no país, uma vez que a criminalidade se adaptou às novas circunstâncias sociais e tecnológicas.
Além disso, o Anuário revela que os roubos de celulares, embora tenham caído 13%, ainda superam 917 mil casos, concentrando-se principalmente nas quintas e sextas-feiras. Os dados também indicam que a maioria dos crimes violentos ocorre entre 18h e 23h, enquanto os furtos tendem a acontecer nos finais de semana, a partir das 10h da manhã.