A Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) alertou nesta terça-feira (29) que as exportações brasileiras de carne bovina podem sofrer perdas de até US$ 1 bilhão caso os Estados Unidos implementem uma tarifa de 50% sobre esses produtos. Os EUA são o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira, atrás apenas da China.
Roberto Perosa, diretor da Abiec, destacou que as empresas brasileiras esperavam exportar cerca de 400.000 toneladas de carne até o final do ano, mas a nova tarifa tornaria essas vendas inviáveis. No primeiro semestre de 2023, o Brasil exportou aproximadamente 181.000 toneladas de carne bovina para os EUA, gerando receitas de US$ 1 bilhão, o que representa cerca de 12% do total das exportações do setor.
Perosa também mencionou que a ausência das exportações brasileiras nos EUA poderia agravar a inflação da carne bovina no país, que já enfrenta uma escassez de oferta de gado. Ele afirmou que representantes do setor estão em diálogo com legisladores americanos na esperança de evitar a aplicação das novas tarifas, que estão previstas para entrar em vigor em 1º de agosto.