Um levantamento realizado pelo BNDES e pelo Ministério das Cidades aponta que o Brasil tem potencial para ampliar em 2.500 km as redes de transporte público coletivo nas 21 regiões metropolitanas até 2054. Essa extensão representa mais do que o dobro da malha existente atualmente, que é de 2.007 km.
O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana prevê a construção de 323 km de linhas de metrô, 96 km de trens urbanos, 1.930 km de sistemas de BRT, VLT ou monotrilho, além de 157 km de corredores de ônibus. Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, esses investimentos são essenciais para aumentar a produtividade e dinamizar a economia nas grandes cidades.
O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que a política pública visa tornar o transporte coletivo mais eficiente, dinâmico e sustentável, garantindo qualidade de vida à população e reduzindo o tempo de deslocamento com conforto e segurança.
Em um próximo estudo, o Ministério das Cidades e o BNDES planejam detalhar cerca de 200 projetos de transporte público coletivo de média e alta capacidade, incluindo estimativas de investimentos e avaliações econômicas preliminares.