Brasília – A quatro dias da implementação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos, o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou que o Brasil está mantendo conversas "com reservas" com o governo americano. Em entrevista após o lançamento do Programa Acredita Exportação, Alckmin destacou que o foco atual está nas negociações comerciais, sem revelar detalhes sobre o plano de contingência em desenvolvimento para mitigar os impactos da taxação.
O vice-presidente afirmou que o plano de contingência está sendo elaborado de forma completa e cuidadosa, e que será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana. Entre as medidas em consideração, estão linhas de crédito destinadas a apoiar os setores exportadores afetados pela nova tarifa.
Além disso, Alckmin comentou sobre o Programa Acredita Exportação, que visa impulsionar o crescimento de micro e pequenas empresas que atuam no comércio exterior. A partir de 1º de agosto, data em que a tarifa entra em vigor, essas empresas poderão receber um ressarcimento de 3% sobre suas receitas de vendas externas, que poderá ser feito diretamente ou por meio de compensação de tributos federais. O programa foi sancionado pelo presidente Lula e reflete os valores de multilateralismo defendidos pelo governo brasileiro.