O Brasil não alcançou a meta de alfabetização de crianças de 7 anos para 2024, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo Ministério da Educação (MEC). Apenas 59,2% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental demonstraram habilidades básicas de leitura e escrita, um aumento em relação aos 56% do ano anterior, mas abaixo da meta de 60% estabelecida pelo governo federal.
O ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu o não cumprimento da meta às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2022, que resultaram em longos períodos sem aulas. O estado registrou uma queda significativa na alfabetização, passando de 63,4% para 44,6% das crianças alfabetizadas.
Em contraste, São Paulo apresentou melhorias, com o índice de alfabetização subindo de 51,91% para 58,13%, superando a meta de 56%. A capital paulista também avançou, passando de 37,9% para 48,25%, superando a meta de 44%. O Ceará lidera o ranking nacional com 85,31% de crianças alfabetizadas, enquanto a Bahia e Sergipe registraram os índices mais baixos, com 36% e 38,4%, respectivamente.
O MEC utiliza dados de exames estaduais para avaliar a alfabetização, estabelecendo uma pontuação mínima de 743 pontos para considerar uma criança alfabetizada. No entanto, especialistas criticam o modelo, apontando que as diferenças metodológicas entre os testes estaduais podem comprometer a comparabilidade dos resultados.