O Brasil não conseguiu alcançar a meta de alfabetização de crianças de 7 anos, estabelecida para 2024, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo Ministério da Educação (MEC). Apenas 59,2% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental estão aptos a escrever bilhetes e ler textos simples, um aumento em relação aos 56% do ano anterior, mas abaixo da meta de 60% definida pelo governo federal.
O ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu o não cumprimento da meta às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no ano passado, resultando em longos períodos sem aulas. No Estado, a taxa de alfabetização caiu drasticamente de 63,4% para 44,6%. Em contrapartida, São Paulo apresentou melhorias, subindo de 51,91% para 58,13%, superando a meta de 56%, embora ainda abaixo da média nacional.
A capital paulista também registrou avanços, com a taxa de alfabetização subindo de 37,9% para 48,25%, superando a meta de 44%. O Ceará continua liderando com 85,31% de crianças alfabetizadas, enquanto a Bahia e Sergipe apresentaram os piores resultados, com 36% e 38,4%, respectivamente. O MEC utiliza dados de exames estaduais para avaliar a alfabetização, mas especialistas criticam a metodologia, sugerindo que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) seria uma alternativa mais confiável para medir o desempenho educacional no país.