O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (11) que, em 2024, o Brasil não conseguiu atingir a meta de alfabetização de crianças no segundo ano do ensino fundamental. O teste foi aplicado em 42 mil escolas da rede pública, envolvendo dois milhões de alunos com idades entre 6 e 8 anos. A meta estabelecida era de 60% de alfabetização, mas o resultado final ficou em 59,2%, uma leve melhora em relação ao ano anterior.
O ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu parte do resultado ao impacto das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul durante o período de avaliação. Segundo ele, se a situação no estado tivesse sido estável, a meta poderia ter sido superada. Santana reafirmou o compromisso do MEC em continuar oferecendo apoio técnico e financeiro, com a nova meta de 64% de alfabetização para este ano.
Apesar do resultado nacional, onze estados conseguiram atingir suas metas específicas, enquanto seis apresentaram desempenho inferior ao do ano anterior. A educadora Anna Helena Altenfelder, presidente do Cenpec, destacou que as disparidades nos resultados refletem as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões do país, afetando principalmente crianças de grupos vulneráveis, como as de baixa renda, negras, indígenas e com deficiência.