O governo brasileiro tem intensificado esforços para reabrir canais de negociação com os Estados Unidos, visando a redução das tarifas impostas durante a administração de Donald Trump. A estratégia, que envolve ministros-chave, busca separar questões políticas das econômicas, focando exclusivamente na pauta comercial para resolver o impasse atual.
Na segunda-feira (28), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, conversou com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, reiterando a disposição do Brasil para dialogar. Fontes do governo enfatizam a importância de discutir apenas tarifas, sem misturar com questões políticas, e reconhecem que a decisão final deve ser tomada por Trump.
A avaliação no MDIC é que a primeira reunião com Lutnick, realizada na semana passada, foi apenas protocolar e sem avanços significativos. O ministério acredita que Lutnick é atualmente a única figura com poder para encaminhar uma negociação comercial. Paralelamente, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está atuando para obter uma resposta americana e retomar as negociações.
A expectativa é que novos desenvolvimentos ocorram após o retorno da comitiva presidencial de Trump, que esteve no Reino Unido e deve voltar a Washington nesta terça-feira. O governo brasileiro aguarda um telefonema entre Lula e Trump, que deve ser cuidadosamente planejado para garantir um ambiente favorável às negociações.